top of page

Normas de Admissão de Resumos

As comunicações livres deverão respeitar os princípios gerais de Medicina Preventiva. Os resumos das comunicações livres deverão ser submetidos em plataforma eletrónica, contendo obrigatoriamente a identificação dos autores e contacto (e-mail e telefone) até 15/02/2017, num máximo de 2000 carateres (250 palavras).

Todos os resumos das comunicações aceites serão publicados no Livro de Resumos conforme forem enviados pelos autores. É condição necessária para a apresentação de uma comunicação, a inscrição nas Jornadas do primeiro autor.

Os resumos dos trabalhos deverão ser estruturados podendo incluir: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e até 7 palavras-chave.

Modalidade de Apresentação

Aceitar-se-ão unicamente as apresentações sob a forma de Comunicação em Poster.

O Poster deve apresentar título, nome do(s) autor(es) e instituição onde trabalha(m). Não poderá exceder 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical) e deverá ser legível a 2 metros. A afixação e material necessário à mesma estão a cargo do autor.

Categorias Temáticas

As Comunicações Livres deverão abordar exclusivamente temas da área da Medicina Preventiva, seja a nível de Prevenção Primária, Secundária ou Terciária, nomeadamente na protecção da saúde, na educação para a saúde e na prevenção da doença e suas complicações, e da recuperação de incapacitados. Os pósteres deverão ter como destinatária a comunidade médica, não sendo aceites pósteres de educação para a saúde dirigida a populações específicas.

Apresentação

A comunicação em Poster deve ser suficientemente explícita de forma a permitir a sua compreensão.

O apresentador do trabalho deverá colocar-se na proximidade do mesmo nos intervalos das sessões das Jornadas onde poderá ser abordado a fim de prestar esclarecimentos complementares, se necessário.

Poderá ser seleccionado um poster para discussão pública no decorrer dos trabalhos.

Prémios e Júri

É constituído um júri de selecção de resumos de comunicações e apreciação das apresentações.

O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.

O júri recusará qualquer resumo que não se enquadre na perspectiva de Medicina Preventiva.

É instituído um prémio destinado ao melhor Poster, que será entregue aos autores presentes na cerimónia de encerramento.

A composição do júri de selecção e apreciação é da responsabilidade da Unidade de Medicina Geral e Familiar do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da Faculdade de Medicina do Porto.

O júri poderá não atribuir prémio se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer comunicação.

Avaliação

O Júri apreciará as Comunicações em Poster, tendo em conta os seguintes parâmetros:

  • Adequação do tema à Medicina Preventiva

  • Estruturação do resumo

  • Qualidade gráfica e de formatação do poster

  • Clareza da apresentação quanto aos objectivos e metodologia

  • Adequação da apresentação ao tema proposto

  • Enquadramento das conclusões com os objetivos e a metodologia.

Certificados de participação

A todos os autores das comunicações aceites para apresentação nas VIII Jornadas de Fatores de Risco e Orientações Clínicas em Cuidados de Saúde Primários será passado o respetivo certificado.

Submeta aqui o seu resumo

Comunicações livres

Aceitar-se-ão as apresentações sob a forma de Comunicação em Poster.

bottom of page