Normas de Admissão de Resumos
As comunicações livres deverão respeitar os princípios gerais de Medicina Preventiva. Os resumos das comunicações livres deverão ser submetidos em plataforma eletrónica, contendo obrigatoriamente a identificação dos autores e contacto (e-mail e telefone) até 15/02/2017, num máximo de 2000 carateres (250 palavras).
Todos os resumos das comunicações aceites serão publicados no Livro de Resumos conforme forem enviados pelos autores. É condição necessária para a apresentação de uma comunicação, a inscrição nas Jornadas do primeiro autor.
Os resumos dos trabalhos deverão ser estruturados podendo incluir: introdução, objetivos, métodos, resultados, conclusões e até 7 palavras-chave.
Modalidade de Apresentação
Aceitar-se-ão unicamente as apresentações sob a forma de Comunicação em Poster.
O Poster deve apresentar título, nome do(s) autor(es) e instituição onde trabalha(m). Não poderá exceder 90 cm (horizontal) x 120 cm (vertical) e deverá ser legível a 2 metros. A afixação e material necessário à mesma estão a cargo do autor.
Categorias Temáticas
As Comunicações Livres deverão abordar exclusivamente temas da área da Medicina Preventiva, seja a nível de Prevenção Primária, Secundária ou Terciária, nomeadamente na protecção da saúde, na educação para a saúde e na prevenção da doença e suas complicações, e da recuperação de incapacitados. Os pósteres deverão ter como destinatária a comunidade médica, não sendo aceites pósteres de educação para a saúde dirigida a populações específicas.
Apresentação
A comunicação em Poster deve ser suficientemente explícita de forma a permitir a sua compreensão.
O apresentador do trabalho deverá colocar-se na proximidade do mesmo nos intervalos das sessões das Jornadas onde poderá ser abordado a fim de prestar esclarecimentos complementares, se necessário.
Poderá ser seleccionado um poster para discussão pública no decorrer dos trabalhos.
Prémios e Júri
É constituído um júri de selecção de resumos de comunicações e apreciação das apresentações.
O júri é soberano e as suas decisões não são passíveis de recurso.
O júri recusará qualquer resumo que não se enquadre na perspectiva de Medicina Preventiva.
É instituído um prémio destinado ao melhor Poster, que será entregue aos autores presentes na cerimónia de encerramento.
A composição do júri de selecção e apreciação é da responsabilidade da Unidade de Medicina Geral e Familiar do Departamento de Ciências Sociais e Saúde da Faculdade de Medicina do Porto.
O júri poderá não atribuir prémio se julgar e justificar não haver motivo para premiar qualquer comunicação.
Avaliação
O Júri apreciará as Comunicações em Poster, tendo em conta os seguintes parâmetros:
-
Adequação do tema à Medicina Preventiva
-
Estruturação do resumo
-
Qualidade gráfica e de formatação do poster
-
Clareza da apresentação quanto aos objectivos e metodologia
-
Adequação da apresentação ao tema proposto
-
Enquadramento das conclusões com os objetivos e a metodologia.
Certificados de participação
A todos os autores das comunicações aceites para apresentação nas VIII Jornadas de Fatores de Risco e Orientações Clínicas em Cuidados de Saúde Primários será passado o respetivo certificado.
Submeta aqui o seu resumo
Comunicações livres
Aceitar-se-ão as apresentações sob a forma de Comunicação em Poster.